Introdução à prática meditativa

Sempre Zen: introdução à prática meditativa – via Zoom

Coordenação: Rafael Mundim

Serão 12 encontros, de março a maio de 2024

Quando: terças de 20h às 21h30. Início: 05/03

Contribuição consciente (3 mensalidades): 30% será destinado a Eininji e 70% ao instrutor. 

Inscrições: clique aqui

Propósito 

O curso introdutório à meditação visa a desenvolver uma prática pessoal diária de meditação, considerando as particularidades da sociedade urbana e o contexto social de 2024. Os encontros serão baseados em leituras selecionadas. Cada encontro se baseia na discussão dos temas das leituras, seguido de dinâmica meditativa. Não é um curso sobre doutrina budista, mas incorpora elementos de conduta ética da prática budista. Este programa tem por objetivo a construção de uma rede de apoio entre as pessoas participantes, motivando a prática contínua e a troca constante de vivências.

No curso, você aprenderá sobre:

  • a importância da postura adequada para meditar
  • como melhorar a qualidade de sua respiração e relaxar tensões emocionais e musculares
  • técnicas simples para desenvolver concentração e atenção no cotidiano
  • a observação de emoções e sensações do corpo como meio para diminuir ansiedade e adotar atitudes saudáveis para si e o mundo

O material de leitura será disponibilizado com antecedência aos encontros. A aquisição dos livros é uma escolha pessoal.

Os encontros terão como leitura trechos das obras:

A arte da meditação, de Matthieu Ricard, 1. ed. – Porto Alegre (RS), Editora L&PM, 2019;

O Grande Silêncio, de Alcio Braz Eido Soho Sensei, 1. ed, Editora Gryphus, 2016;

Acolher o indesejável, de Pema Chödrön, 1.ed. Editora Gryphus, 2020;

À beira do abismo, de Joan Halifax Roshi. 1. ed. Editora Gryphus, 2020. 

Cada encontro terá um tópico específico seguindo uma leitura pré-selecionada de textos propostos pela coordenação. Nos encontros, após a exposição do tema, é aberta a oportunidade para que as pessoas participantes possam se expressar livremente, mantendo o respeito mútuo, acerca dos temas abordados. A cada encontro, a coordenação conduzirá práticas meditativas e dinâmicas interpessoais orientadas com base nas questões trazidas pela discussão em grupo e pelo tema da aula.

Acreditamos que o vínculo entre as pessoas gerado nessa interação é fundamental para compreender o sentimento de estar em comunidade, praticando o respeito e o cuidado amoroso. 

Você terá a oportunidade única de formar um vínculo com a turma, compartilhar suas vivências com a meditação e dificuldades. Os encontros serão gravados para quem não puder acompanhar ao vivo.

A marca que Eininji deixa em seus praticantes é o acesso direto a praticantes mais experientes de forma leve e acolhedora. Procure abrir um espaço em sua agenda para acompanhar nossas discussões e meditações que são construídas a partir do que o grupo traz a cada encontro.

Sobre o coordenador

Rafael Mundim é mineiro de Patos de Minas, território ancestral dos povos Aratu-Sapucaí. É instrutor de yoga e meditação e terapeuta reichiano em formação, graduado em Direito pela UFMG. É instrutor em Eininji e aluno de Hoshi Alcio Tetsushin Braz. Pessoa LGBTQIAP+, procura praticar dentro do campo das vivências pessoal e coletiva. Como parte de seu voto de bodisatva, criou o Núcleo LGBTQIAP+ de Eininji com o projeto de acolhimento Medita Bicha!. 

Quer conhecer o projeto Medita Bicha!? Clique aqui.

Conheça o trabalho de Rafael Mundim clicando aqui.

Encontros pelo Zoom

Os encontros acontecerão virtualmente pela plataforma Zoom. Caso necessite instalar o aplicativo em seu computador, clique aqui, ou vá à loja de aplicativos do seu dispositivo móvel.