Prática meditativa - cursos online

O Grande Silêncio – curso introdutório à meditação – via Zoom

Instrutores: Roberto Gregório, Rafael Mundim e Diego Campos.

Consultar sobre a próxima turma. 

O curso de introdutório à meditação visa a desenvolver a construção de uma prática pessoal diária de meditação, considerando as particularidades da sociedade urbana e o contexto pandêmico. Os encontros serão baseados em leituras selecionadas das obras A Arte da Meditação de Mathieu Ricard, Atenção de Alex de Castro e O Grande Silêncio, de nosso professor Alcio Braz Eido Soho. Cada encontro se baseia na discussão dos temas das leituras, seguido de dinâmica meditativa. Não é um curso sobre doutrina budista, mas incorpora elementos de conduta ética e moral da prática budista. No curso, você aprenderá sobre:

  • a importância da postura adequada para meditar
  • como melhorar a qualidade de sua respiração e relaxar tensões emocionais e musculares
  • técnicas simples para desenvolver concentração e atenção no cotidiano
  • a observação de emoções e sensações do corpo como meio para diminuir ansiedade e adotar atitudes saudáveis para si e o mundo

O curso se destina a pessoas a partir de 18 anos com pouca ou nenhuma experiência em meditação, sem necessidade de vínculo formal a Eininji. 

Formação de instrutores de meditação – via Zoom

Segundas-feiras de 19h às 21h. 

Instrutores: Roberto Gregório, Rafael Mundim e Diego Campos.

Inscrições encerradas.

Este curso tem como objetivo formar instrutores de meditação capacitados para ensinarem várias técnicas baseadas nas práticas budistas adaptadas para as condições da vida urbana cotidiana. Durante o curso, utilizaremos o livro A Montanha no Oceano, de Jean-Yves Leloup, editora Vozes, como base para o assunto das aulas, além de textos suplementares de autores consagrados no caminho da meditação. 

Não tem como proposta ensinar a prática do Darma budista, mas inclui os valores éticos dessa prática. Acreditamos que a meditação não deve ser vista apenas como uma técnica individualista de alcançar um bem-estar, mas que seu aprendizado e ensino deve reforçar valores de compaixão e solidariedade.

O curso acontecerá pela plataforma de videoconferências Zoom e pelo Google Sala de Aula necessitando ter conta no Gmail.

Programa Básico

  1. Bases históricas
  2. Objetivos da meditação
  3. Tipos de meditação
  4. Bases neurofisiológicas
  5. Benefícios da meditação
  6. Técnicas meditativas
  7. Práticas meditativas

Duração: agosto de 2021 a abril de 2022 (a duração pode ser alterada de acordo com o andamento do curso).

Critérios para a formação: Além de participar das reuniões semanais às segundas, cada aluno deverá comparecer a uma prática de zazen por dia junto a Eininji (as práticas duram 30 minutos, transmitidas pelo Mixlr e Zoom). Confira os horários de prática em nosso site.

A frequência a outras atividades de Eininji é opcional.

Certificados de capacitação: para os que tiverem frequência de 5 sessões de meditação por semana e de pelo menos 70% das aulas expositivas, bem como entregarem monografia sobre algum tema do curso até 30 dias após a última aula e forem considerados aptos a conduzirem sessões de meditação após prova prática.

Quem tiver apenas a frequência exigida receberá certificados de frequência no curso.

Requisitos: instrução secundária ou técnica completa, idade mínima de 25 anos, domínio da língua portuguesa, entrevista com os responsáveis pelo curso.

Prajna: cultivando a mente de sabedoria – curso de aprofundamento na prática meditativa – via Zoom

Instrutores: Roberto Gregório, Rafael Mundim e Diego Campos.

Consultar sobre a próxima turma. 

Neste curso, abordaremos questões essenciais entre a prática do zazen e a vivência dos ensinamentos de Buda Xaquiamuni, por meio de duas obras importantes: “Mente Zen, Mente de Principiante” de Shunryu Suzuki e “O mundo poderia ser diferente: imaginação e o caminho do bodisatva” de Norman Fischer, além de tópicos em psicologia budista. Este curso se destina a praticantes de meditação que queiram aprofundar a prática como projeto de vida, para além da técnica rumo ao caminho do bodisatva. Neste curso veremos:

  • Como identificar e compreender as questões que podem aparecer ao longo da prática, como instabilidade na frequência meditativa, liberar tensões mentais e emocionais e dificuldade em realizar mudanças de hábito.
  • Como estabelecer presença tanto no cotidiano quanto em momentos emocionalmente marcantes como luto, doença, mudanças e perdas por meio da ação compassiva.
  • O caminho do bodisatva como referência para uma presença atuante na sociedade, abordando a ação engajada e pautas de ação social.

Curso voltado para pessoas que praticam meditação há algum tempo e queiram aprofundar sua prática como projeto de vida, indo além da técnica para mergulhar no caminho do bodisatva. Nos encontros, abordaremos as dificuldades dentro da prática, criando um espaço de fala e escuta que proporciona um momento de partilha e perspectivas de ação engajada no contexto brasileiro atual.

Roberto Gregório

Professor do Darma de Eininji e praticante de artes marciais.

Rafael Mundim

Professor do Darma de Eininji, certificado pelo programa Social Engaged Buddhist Training de Upaya Zen Center. É terapeuta reikiano e instrutor de yoga.

Diego Campos

Professor do Darma de Eininji, terapeuta reikiano, cuidador contemplativo e terapeura reichiano em formação.

Encontros pelo Zoom

As práticas online acontecem virtualmente pela plataforma Zoom. Caso necessite instalar o aplicativo em seu computador, clique aqui, ou vá à loja de aplicativos do seu dispositivo móvel.