Literatura e prática contemplativa

Clube de Leitura – Byung-Chul Han: Budismo, filosofia e cuidado da terra como alternativa a sociedade do cansaço  – via Zoom

Início: 05/05 às 19h via Zoom

Quintas-feiras de 19h às 20h 

Encontros quinzenais

Duração: 4 meses

Contribuição consciente

Coordenador: Luis Felipe Carvalho

Inscrições: envie mensagem para Luis Felipe no Whatsapp +55 21 98887-6662 ou no email lfcarvalho@icloud.com.

O clube de leitura de Eininji inicia uma nova jornada. O Budismo pode nos ajudar a entender e viver melhor os tempos atuais. Por isso vamos estudar o mundo contemporâneo a partir da perspectiva do filósofo Byung-Chul Han que afirma que vivemos numa sociedade do cansaço.

Nosso objetivo é relacionar seus conceitos com os livros Filosofia do zen-budismo e Louvor à terra: uma viagem ao jardim. No primeiro, Han estuda o Zen-budismo relacionando-o a filosofia ocidental, ao passo que no segundo livro o filósofo nos conduz ao seu trabalho de jardinagem ou, como coloca, sua “meditação silenciosa”.

Nosso primeiro encontro terá a participação especial de nosso professor Alcio Braz, que se junta a Luis Felipe Carvalho, coordenador da sessão de budismo e literatura de Eininji.

Para participar, entre em contato com Luis Felipe: Whatsapp 21 98887-6662 ou email: lfcarvalho@icloud.com.

Budismo e literatura – via Zoom

Consultar

Encontros quinzenais (duração: 6 meses)

Professores: Luis Felipe Carvalho e Rodrigo Lopes

Os encontros visam a explorar as influências recíprocas entre literatura e Budismo ao longo da história. Para tanto serão escolhidos alguns textos essenciais como base para as exposições, como por exemplo: os poemas de Basshô, o livro de Jack Kerouac: Vagabundos Iluminados, os poemas de Paulo Leminski, Roberto Piva e dos poetas beatniks dentre outros. Será uma oportunidade para explorarmos mais o universo literário e os princípios budistas. A prática meditativa atravessará nossos encontros literários. 

Luis Felipe Carvalho

Irmão zen-budista ordenado em Eininji e Doutor em Literatura pela PUC-Rio.

Rodrigo Lopes

Praticante do zen-budismo de Eininji e poeta, iniciado na tradição Nyingma do Budismo Tibetano.

Encontros pelo Zoom

Durante a pandemia de COVID-19, todas as práticas acontecem virtualmente pela plataforma Zoom. Caso necessite instalar o aplicativo em seu computador, clique aqui, ou vá à loja de aplicativos do seu dispositivo móvel.