Curso de Introdução ao Darma de Buda

Módulo 1: Introdução 

O Darma é o ensinamento do Buda, que praticamos em Eininji. Esse curso, gravado em áudio em 2017, seguindo a metodologia adotada por Richard Gard no livro Budismo (Zahar, 1961), aborda em seu Módulo 1 as escolas, marcos históricos, literatura básica e práticas budistas. 

Módulo 2: Os sutras fundamentais para o Zen

O Sutra do Diamante, o Sutra do Coração e o Lankavatara Sutra são os sutras fundamentais para os praticantes do Zen, abordando a vacuidade e a existência como fruto dessa vacuidade e a co-geração de sabedoria e compaixão pela prática. Nessa série de áudios, nossos professores leem e comentam os três sutras. (Curso em andamento, atualmente no Lankavatara Sutra).

Módulo 3: Shoboguenzo

O Shoboguenzo, escrito durante a vida de prática de Mestre Dogen, é sua principal obra. Eihei Dogen Zenji (1200-1253), fundador do Soto Zen, nossa tradição mãe, o redigiu entre 1231 e 1253. Nessa obra, ele relê e interpreta o Cânon budista a partir de sua própria prática, sendo o texto que fundou uma tradição genuinamente japonesa para o Zen. Nesses áudios, Eido Soho Sensei lê e traduz simultaneamente a partir da edição traduzida por Kaz Tanahashi e produzida pela Editora Shamballa, escolhendo alguns capítulos que considera mais importantes que conheçamos e comentando-os.