Cuidados contemplativos

Cuidados contemplativos se referem a um conjunto de práticas de base meditativa empregadas à assistência a pessoas no fim da vida. Aprofundar-se neste conjunto de práticas requer acompanhamento de praticantes experimentados e a construção de uma prática pessoal de meditação e treinamento sobre o tema da morte. A prática dos ensinamentos de Buda está intimamente ligada à morte como acontecimento importante e parte da própria vida. No zen, a morte está presente como professora sobre a transitoriedade e libertação das construções aprisionantes do comportamento egocêntrico. 

Meditando com o luto

Meditar sobre nossa própria morte e junto com pessoas que estão morrendo é uma prática potente e transformadora sobre o significado deste momento para quem medita. Clique aqui para acesse a lista de meditações orientadas sobre o luto, gravadas por Alcio Braz. 

Cursos

“Presente no morrer” para reikianos: integrando o Reiki aos cuidados contemplativos

Quartas-feiras de 18h30 às 20h. Início em 7 de abril (26 encontros).

Instrutores: Madhumati PremRafael Mundim e Diego Campos.

O momento em que vivemos nos mostra a importância de criar consciência sobre o final da vida e quais instrumentos podemos utilizar para atuarmos como instrumento de auxílio no alívio da dor. O fim da vida frequentemente é negligenciado e envolto em sentimentos de negação e angústia, contudo, é possível abordá-lo de forma a devolver seu significado transformador com abertura e leveza.

Com início em 7 de abril, o curso visa ao aprofundamento para reikianos no cuidado de pessoas em processo de morte, com introdução aos cuidados contemplativos e noções de constelação familiar. O curso abordará o uso da meditação como elemento terapêutico através do livro “Presente no morrer: cultivando compaixão e destemor na presença da morte” de Joan Halifax Roshi, diretora do Upaya Zen Center e professora de Eininji, conjugado com noções de constelação familiar e orientações sobre o uso do Reiki para o acompanhamento do fim da vida.

Os alunos participarão de entrevistas com pessoas em processo de morte e profissionais em cuidados paliativos e contemplativos como treinamento para desenvolverem escuta ativa (escuta aberta e presente, sem julgamentos ou opiniões), além da prática de conselhos (prática de escuta adotada em Eininji através da Ordem Internacional dos Pacificadores Zen – Zen Peacemakers International).  O desenvolvimento de uma escuta ativa é base para podermos construir, junto com a pessoa assistida, um processo de morte ativa, no qual se explora abertamente o fato da morte e seus momentos.

Cuidados contemplativos: Presentes no Morrer

Curso atualmente suspenso

Instrutor: Alcio Braz Eido Soho

Grupo voltado a estimular a reflexão sobre o tema da morte, baseado no livro Presente no Morrer: cultivando compaixão e destemor na presença da morte de Joan Halifax Roshi, coordenado pelo Irmão Eido Soho, a partir de sua experiência de trabalho em cuidados paliativos e comunicação de más notícias, como ex-chefe da área de psiquiatria no Hospital Federal da Lagoa e ex-coordenador de grupos de profissionais no INCA, e participante do seminário Being with Dying organizado por Joan Halifax Roshi. Esse grupo de estudos, oferecido anualmente de março a novembro, é um espaço de capacitação para cuidadores profissionais ou familiares que acompanhem pessoas em situação de morte ativa, ou doenças crônicas incapacitantes. Oferece a possibilidade de engajamento posterior como voluntário em atividades de cuidados contemplativos em hospitais do Rio de Janeiro.

Encontros pelo Zoom

Durante a pandemia de COVID-19, todas as práticas acontecem virtualmente pela plataforma Zoom. Caso necessite instalar o aplicativo em seu computador, clique aqui, ou vá à loja de aplicativos do seu dispositivo móvel.