Cuidados contemplativos

Cuidados contemplativos se referem a um conjunto de práticas de base meditativa empregadas à assistência a pessoas no fim da vida. Aprofundar-se neste conjunto de práticas requer acompanhamento de praticantes experimentados e a construção de uma prática pessoal de meditação e treinamento sobre o tema da morte. A prática dos ensinamentos de Buda está intimamente ligada à morte como acontecimento importante e parte da própria vida. No zen, a morte está presente como professora sobre a transitoriedade e libertação das construções aprisionantes do comportamento egocêntrico. 

Meditando com o luto

Meditar sobre nossa própria morte e junto com pessoas que estão morrendo é uma prática potente e transformadora sobre o significado deste momento para quem medita. Clique aqui para acesse a lista de meditações orientadas sobre o luto, gravadas por Alcio Braz Eido Soho Sensei. 

Cursos

Cuidados contemplativos: Presentes no Morrer – via Zoom

 

Coordenador: Alcio Braz Eido Soho

Início em 01/09/22. Duração: 6 meses (de setembro de 2022 a fevereiro de 2023)

encontros semanais, quintas de 19h30 às 21h

Inscrições encerradas

Proposta

Grupo voltado a estimular a reflexão sobre o tema da morte, baseado no livro Presente no Morrer: cultivando compaixão e destemor na presença da morte de Joan Halifax Roshi, coordenado pelo Irmão Eido Soho, a partir de sua experiência de trabalho em cuidados paliativos e comunicação de más notícias, como ex-chefe da área de psiquiatria no Hospital Federal da Lagoa e ex-coordenador de grupos de profissionais no INCA, e participante do seminário Being with Dying organizado por Joan Halifax Roshi. Esse grupo de estudos, é um espaço de capacitação para cuidadores profissionais ou familiares que acompanhem pessoas em situação de morte ativa, ou doenças crônicas incapacitantes. 

Objetivo: este programa tem por objetivo a construção de uma rede de apoio entre as pessoas participantes motivada pelo cuidado amoroso na vida e no acompanhamento de seu término.

Desenvolvimento: esse processo reforça a importância de considerarmos nossa relação com a saúde pessoal e o adoecer, e as perspectivas de acolhimento no fim da vida oferecidas pelos cuidados paliativos. A partir disso, abordaremos questionamentos, dores e traumas relacionados à finitude expressa na morte e no luto e possibilidades de recomeço. 

Treinamento prático: o programa desenvolve os temas discutidos a partir de uma perspectiva contemplativa, isto é, um treinamento em técnicas de atenção plena embasadas em práticas compassivas de orientação budista. 

Participações especiais: o programa convidará pessoas envolvidas no trabalho com o fim da vida, abrindo o espaço dos encontros ao diálogo e desenvolvimento de temas de ordem prática e preparação pessoal.  

Bibliografia o material de leitura será disponibilizado com antecedência aos encontros.

Os encontros terão como leitura de base o livro Presente no Morrer, de Joan Halifax PhD. Nesta obra, nossa professora compartilha o percurso de 40 anos de experiência em cuidados contemplativos e propõe um processo de reencontro e integração com com a impermanência, qualidade da vida frequentemente marginalizada em diversos contextos sociais.

Dinâmica dos encontros

Cada encontro terá um tópico específico seguindo uma leitura pré-selecionada de Presente no Morrer e de textos adicionais propostos pela coordenação. Nos encontros, após a exposição do tema, é aberta a oportunidade para que as pessoas participantes possam se expressar livremente, mantendo o respeito mútuo, acerca dos temas abordados. A cada encontro, a coordenação conduzirá práticas meditativas e dinâmicas interpessoais orientadas com base nas questões trazidas pela discussão em grupo e propostas no livro Presente no Morrer.

Acreditamos que o vínculo entre as pessoas gerado nessa interação é fundamental para compreender o sentimento de estar em comunidade, praticando o respeito e o cuidado amoroso. 

Comunicação: além dos encontros semanais, as pessoas participantes interagem por meio de um grupo no Whastapp. 

Não pode assistir ao vivo? Os encontros serão gravados e o acesso liberado até 30 dias após a realização do encontro.

Requisitos para participar: o programa se destina a pessoas a partir de 18 anos com pouca ou nenhuma experiência em Cuidados Contemplativos e Cuidados Paliativos, sem necessidade de vínculo formal a Eininji. 

O curso tem o valor de seis parcelas de R$185.